É óbvio que o importante será sempre beber a cerveja que quiser ouvindo a música que você deseja. Mas, se você quiser brincar de harmonizar a cerveja que você beber com um estilo musical diferente do que você costuma ouvir, aqui vai algumas dicas, principalmente se você gosta de tomar aquela cervejinha de vez em quando!
Rock
Esta mais para um estilo de vida do que pra apenas um estilo musical. O rock tem influência na moda e nas atitudes de muitas pessoas. Grande parte dos roqueiros, gostam do estilo pela força da guitarra e o ritmo muito acelerado. Sendo assim, o rock pede cervejas de personalidade e força. Cervejas com aromas intensos e com amargor em destaque.
Bossa Nova e MPB
Nada melhor do que um cantinho e um violão. As pessoas que curtem bossa nova tem um estilo de ser um bom vivant. O apelo político e sutileza fizeram a cabeça de milhares de intelectuais e estudantes no passado. Um som desse, merece cervejas com ingrediente totalmente brasileiros, como Amazon Beer, Tupiniquim Saison de Caju dentre outras.
Jazz e Blues
Com notas com uma frequência baixa e final sempre expressivo, é excelente para quem está afim de relaxar. O Jazz adaptou-se a vários estilos musicais, possui grande variedade de melodia, harmonia e ritmo. Essas músicas merecem cervejas mais encorpadas, escuras e adocicadas, como a Belgian Dark Strong Ales.
Rap
Com um som na maioria das vezes pesado e com letras fortes, além de letras com rimas e poesias. Tem um grande apelo político na tentativa de mostras as diferenças na sociedade. Esse som costuma ser preferido para pessoas que não tem medo e da a cara pra bater, combina com a Imperial Stout, cervejas intensas e escuras, com amargor e teor alcólico.
Reggae
Como diria Bob Marley, a melhor parte da música é que quando ela atinge, você não sente dor alguma. Esse é um bom estilo musica para quem quer desacelerar um pouco e relaxar. Uma boa sugestão de cerveja para tomar ouvindo Bob Marley é a Witbier, uma cerveja Belga, bem refrescante para ajudar na hora de relaxar.
Pop
Esse é o estilo preferido dos mais jovens, costuma encher a pista das baladas. Para quem está a todo vapor e adora curtir a noitada, a Weissbier é uma ótima escolha, cerveja de trigo com muita tradição na Alemanha. Para esse estilo musical, uma bebida levemente adocicada com aromas frutados, não perde a personalidade e agrada a grande maioria das pessoas.
Sertanejo
Atualmente é muito popular, mas esse estilo tradicionalmente é preferido para aqueles que amam a vida do interior, e gostam mesmo é do sertanejo de raiz. Para aqueles que gostam de levar a vida mais desacelerado, uma boa escolha é o Saison, estilo com aromas que lembram a natureza.
Pagode e Samba
Estilos que costumam ser difíceis de escutar e ficar parado. Até para aqueles que não são muito fã desse estilo musical, quando está por perto vai mexer pelo menos o pezinho. Música na maioria das vezes animada, o estilo preferido para um encontro casual entre amigos e o velho churrasco do fim de semana. Para brindar, vá de German Pils, uma versão artesanal de cervejas massificadas. É bem suave e com muito sabor!
Leia também: Cerveja ou Vinho? Saiba qual tem a maior ressaca
Fonte: MestreCervejeiro.com