Assine e receba nossas dicas

Aprenda aqui como escolher um buffet de casamento

Aprenda aqui como escolher um buffet de casamento

Aprenda aqui como escolher um buffet de casamento

Não existem dúvidas de que quando você for planejar seu grande dia, a comida será a maior despesa, sendo um dos pontos-chave do seu casamento. O buffet de casamento representará de 45% a 50% do orçamento de toda sua festa. Sendo assim, é importante escolher um menu que seja a cara do casal, que agrade os convidados e acima de tudo que caiba com alguma folga no orçamento para não ter imprevistos.

Já que festa boa tem que ter comida boa, veja a seguir algumas dicas sobre o que deve ser levado em consideração na escolha da empresa, começamos sobre qual é o melhor tipo de serviço para seu buffet de casamento!

Analise qual tipo de serviço do buffet de casamento

Para essa definição você já precisará ter decidido o horário da festa, o local, quantidade de convidados e o estilo do seu casamento. Dados esses passos, pontuamos os 3 tipos de serviços mais comuns:

Coquetel volante

Garçons circulam servindo bebidas, miniporções e aperitivos que sejam de fácil manuseio e dispensam talheres. Neste caso, os convidados não têm lugares marcados, logo, lembre-se de providenciar mesas de apoio para que eles possam colocar os copos enquanto conversam e se cumprimentam.

Algumas cadeiras e poltronas devem ser espalhadas pelo salão, mas lembre-se de não dispô-las próximo às mesas ou os convidados acharão que elas serão de quem chegar primeiro. Importante: o bolo e os docinhos devem ser dispostos em uma mesa de apoio bem no centro do salão.

Este tipo de serviço é o mais indicado quando vocês optam por uma recepção rápida que pode ocorrer na casa de um dos noivos, no salão da igreja ou em um jardim. O coquetel volante é indicado para recepções entre 16 h e 19 h, estipula-se uma média de 15 a 17 salgadinhos por pessoa neste caso. Se vocês optarem por passar deste horário considere servir um prato quente.

Serviço americano

Se a recepção for mais longa o prato quente é praticamente obrigatório. O serviço americano caracteriza-se por vários pontos de apoio do buffet, quando vocês têm um grande número de convidados ele facilita tudo. O lema desse serviço é praticidade, o convidado poderá se servir com o que quiser, assim, recomenda-se disponibilizar garçons para as bebidas e para servir os pratos quentes, evitando as possíveis filas.

É importante lembrar-se de que no serviço americano todos os convidados devem ter lugares para sentar e comer confortavelmente, mesmo que não estejam demarcados. Escolher pratos quentes de fácil manuseio é ponto vital para o sucesso da festa. Por isso, é importante que o buffet escolha pontos longe de áreas como pista de dança ou próximos da banda ou do DJ para que não ocorram possíveis acidentes.

Serviço à francesa

Se sua recepção será formal e vocês escolheram um tema de gala, este é o serviço ideal. Todos os convidados estão sentados a mesas já postas, neste caso existem lugares demarcados com porta-cartões e um espaço considerável no salão para que os garçons transitem livremente. Por essa razão, tenha certeza de que o buffet contratará garçons com mais prática para que estes não esbarrem nos convidados.

Espera-se que os garçons vistam smoking ou doma e que as mesas tenham arranjos requintados, visto que os convidados passarão muito mais tempo por lá. Atente-se para que os arranjos não estejam altos demais atrapalhando a visão dos convidados para a festa e para que conversem.

A equipe para este tipo de serviço é muito maior, visto que o ideal é que tenha um garçom para cada 5 pessoas. Então, prepare-se para uma noite de princesa, porém com custo um pouco mais elevado. Depois do serviço determinado, é hora de escolher o buffet de casamento que melhor o atenderá.

Conheça os aspectos que devem ser analisados antes da contratação

Após definir qual o estilo de seu casamento e o melhor serviço para atendê-lo, o segundo passo é montar uma lista com possíveis buffets, em torno de 10 empresas. Para isso, peça indicação de amigos próximos e envolvidos no casamento, seja pessoalmente ou profissionalmente. Busque na web buffets que tenham bom posicionamento e boas críticas. Lista feita, você deverá seguir os seguintes critérios:

Preze pela qualidade no primeiro contato

Um bom buffet pesquisa sobre o casamento antes de oferecer quaisquer opções de menus ou serviços, descarte logo de cara todos os buffets que lhe oferecerem uma proposta sem uma boa pesquisa prévia sobre a sua festa e o seu estilo.

Analise a estrutura

Tendo riscado da lista os buffets que não sabem personalizar uma festa, viste os demais e peça para ver a estrutura deles, desde vasilhames para servir o menu até referência dos profissionais que lhes atenderão. Não se esqueça dos itens que você deve alugar e confira todos.

Prove o menu de degustação

Nunca contrate um buffet sem antes ter conferido a qualidade de seus pratos, tirado dúvidas sobre eles com as equipes e verificando a harmonização com as bebidas que serão servidas.

Peça referências

Entre em contato com outros noivos e pergunte detalhes sobre o serviço do buffet e como foi o andamento da festa. Isso irá ajudá-los a ter mais segurança na contratação e a prever possíveis surpresas desagradáveis.

Tenha atenção dobrada com buffets novos no mercado

Se optar por uma empresa nova no mercado, solicite um contrato mais detalhado e converse com pessoas que contrataram o serviço deste buffet recentemente.

Saiba que esperar de um buffet de casamento

O contrato do buffet deverá conter:

  1. Exatamente o que será servido no menu (incluindo todos os ingredientes).
  2. A quantidade exata de cada item.
  3. Tipos de bebida, descriminando rótulos e quantidade de cada uma.
  4. Tamanho da equipe, descriminando quem fará o que (lembre-se de pedir uma lista para liberar o acesso destas pessoas ao local do evento).
  5. Recursos materiais inclusos, tais como copos, talheres, guardanapos, toalhas de mesa, mobiliário, ornamentação detalhada com quantidade de flores nos arranjos, etc.
  6. Cláusulas claras, caso haja um número maior ou menor de convidados ou o horário extrapole o combinado.
  7. Forma de pagamento definida com datas e valores.

Nós da Daniel Henrique indicamos muito o Buffet Gourmet, pois é um buffet que está no mercado a mais de 15 anos, e amamos o serviço deles em todos os aspectos, sem dúvida dificilmente algum buffet supera a qualidade de alimentação e serviço deles.

Recomendo de olhos fechados!

Ficaram mais seguros para definir o buffet de casamento com as dicas acima? Esperamos que sim, se tiver quaisquer outras dúvidas sobre o dia mais importante de suas vidas é só deixar o seu comentário!

Acesse o site e solicite seu orçamento lá!  www.buffetgourmet.com.br

Gostou do nosso trabalho? Então compartilhe!

Mande-nos um email, e fique por dentro de todas as novidades.