Cerveja ou Vinho? Saiba qual tem a pior ressaca
Assine e receba nossas dicas

Cerveja ou Vinho? Saiba qual tem a pior ressaca

Cerveja ou Vinho? Saiba qual tem a pior ressaca

Pouquíssimas bebidas dividem tanto o mundo quanto a dúvida “cerveja ou vinho”. Mas independente do seu gosto, as duas bebidas podem oferecer alguns benefícios para a sua saúde.

Esse post é feito com sabe em um artigo da BBC Future que recolheu evidências e estudos científicos para tentar acabar com alguns mitos que cercam o consumo dessas bebidas. Confira!

 

 

cervvinho

 

Qual embriaga mais rápido?

 

Uma pint de cerveja (665 ml) e uma taça de vinho (175 ml), geralmente possuem o mesmo teor alcoólico, mas a embriaguez só ocorre quando o álcool passa para a corrente sanguínea, e a velocidade que isso ocorre depende da bebida.

A Faculdade de Medicina da Universidade do Texas, fez um experimento onde pediu para um grupo de homens beberem diferentes bebidas em dias distintos. O resultado não gerou surpresas, a bebida destilada foram os que chegaram na corrente sanguínea com mais rapidez. Logo depois está o vinho, onde o pico de saturação no sangue foi de apenas 54 minutos depois de ser ingerido, e a cerveja ficou em terceiro, levando pouco mais de 1 hora para chegar até a corrente sanguínea. Então, respondendo a pergunta do título, conclui-se que o vinho embriaga mais rápido que a cerveja.

 

Qual tem a pior ressaca?

 

Apesar dos esforços, os cientistas ainda não conseguiram cravar qual dessas bebidas oferecem o maior inimigo “pós-bebedeira”, a famosa ressaca. No entanto, sabe-se que a desidratação é um fator importante, pois o álcool faz com que as pessoas eliminem mais líquidos do que ingerem. Isso também pode ser provocado por produtos usados no processo de fermentação, esses produtos são chamados de congêneres, que são moléculas orgânicas que são responsáveis também por dar o sabor e aroma único para cada bebida, mas que em alguns casos podem ser tóxicos para o organismo. Esses produtos podem ser os responsáveis por gerar a sensação de cabeça latejando e enjoos.

A crença mais comum, é de que as bebidas mais escuras são as que podem ter mais congêneres, mas as evidências sobre isso não são inteiramente confiáveis. No entanto, nessa ideia destilados escuros podem gerar uma ressaca maior do que a da vodca, por exemplo, mas se analisar somente vinhos e cervejas não tem nenhuma diferença significativa de um para o outro.

 

beer and wine

 

Qual é o melhor para a saúde?

 

Muita gente fala que beber uma taça de vinho por dia ajuda a “rejuvenescer”, diminuindo o risco de doenças cardíacas, pressão alta e até diabetes. Esses benefícios são dos chamados polifenóis encontrado em maior quantidade no vinho tinto, podendo também aliviar inflamações e combater radicais livres.

Ao contrário do vinho, a cerveja geralmente não está muito em artigos de coisas que fazem bem a saúde, mas um estudo da Universidade de Barcelona, indicou que a bebida também possui uma dose significativa de polifenóis e oferecer alguns benefícios para o organismo. Mas é óbvio que essas notícias não é nenhum sinal verde para os excessos.

 

O que você achou de post? Deixe nos comentários!

 

Fonte: BBC Brasil

 

 

Gostou do nosso trabalho? Então compartilhe!

Mande-nos um email, e fique por dentro de todas as novidades.

Converse conosco pelo Whatsapp