Assine e receba nossas dicas

Casamento de dia ou à noite: qual é a melhor opção?

Casamento de dia ou à noite: qual é a melhor opção?

Casamento de dia ou à noite: qual é a melhor opção?

Casamento de manhã ou à noite: qual é a melhor opção?

Enfim a realização de um grande sonho se aproxima. Você está noiva e já idealiza seu casamento incrível, perfeito. Uma sensação de felicidade e satisfação a invade sempre que se põe a planejar cada detalhe do seu grande dia, porém, junto com esses sentimentos algumas apreensões aparecem.

Organizar um casamento é uma tarefa difícil, e a insegurança pode surgir e te atrapalhar nesse momento. Para ajudá-la a fazer com que esse dia especial seja tão perfeito quanto espera, falaremos nesse post sobre uma decisão importante: o horário do casamento.

Já pensou em fazer um casamento de de dia? Não? Então vamos te contar os prós e contras.

Casamento de dia

O casamento de dia é mais leve e descontraído podendo ser uma boa pedida para quem gosta de festas em um ambiente ao ar livre. Confira abaixo os pontos fortes e fracos do casamento nesse horário.

Vantagens

1. Belos locais para a cerimônia

O casamento matinal pede um ambiente ao ar livre com paisagens naturais cheias de verde e muitas cores. Isso dará aquele toque romântico ao dia e encantará seus convidados.

Sem dúvida os locais para se realizar um casamento matinal são deslumbrantes. Você pode optar por um sítio, uma chácara, um jardim ou, quem sabe, até mesmo uma praia ou à beira de um lago! Vale lembrar que uma bela paisagem vai ser um prato cheio para as suas fotos.

2. Uma festa que dura o dia inteiro

Durante o dia os convidados vão estar disponíveis e mais dispostos para uma festa, principalmente os mais idosos e as crianças, que são, geralmente, os primeiros a deixar a comemoração devido ao cansaço.

Com o casamento começando pela manhã, você e seus convidados terão o resto do dia (e muita energia) para aproveitar ao máximo a festa.

3. Um casamento econômico

Já pensou que se casar pela manhã também pode se tornar uma economia? Não? Então, pense agora!

Se o local escolhido para a cerimônia já tiver uma bela paisagem, não será preciso gastar tanto com a decoração, e, naturalmente, por ser durante o dia, não haverá necessidade de iluminação artificial para a decoração.

Outro fator que pode reduzir os gastos do casamento são os bufês. Como a tradição no Brasil ainda é de casamento noturno, alguns bufês podem cobrar menos para casamentos de manhã devido à baixa procura pelo o horário, e pelo fato de possibilitar ao bufê realizar mais de um evento na mesma data.

4. Fotos com uma bela iluminação natural

Se quiser dar um presente para o seu fotógrafo, escolha o casamento de manhã! Ele sem dúvida irá te agradecer.

É uma unanimidade: fotos com luz natural ficam muito mais belas do que as realizadas com iluminação artificial. A luz do dia traz um colorido especial para as imagens, deixando-as mais vivas, além, é claro, de destacar ainda mais o local do casamento.

Uma boa ideia também seria aproveitar o ambiente para as fotos do seu book de casamento. Com a combinação de uma bela paisagem e a luz do dia você terá tudo para ficar perfeita nas suas fotos!

Desvantagens

1. O calor pode atrapalhar

Infelizmente nem tudo são flores, e um dos problemas do casamento matinal pode ser o calor.

Caso pretenda se casar durante o verão, o horário da manhã pode gerar desconfortos para você e seus convidados. Em dias muito quentes não será agradável permanecer na cerimônia durante um longo tempo.

2. A hora de acordar pode ser um problema

Talvez o grande vilão do casamento de dia seja a hora de acordar. Será bastante desconfortável para todos ter de madrugar para começar os arranjos do casamento.

Lembre-se de que você e todas as suas convidadas terão que se arrumar muito para esse grande dia, e sabemos o quanto isso demora. Além disso, se o casamento for muito cedo, pode ser difícil agendar um horário no salão de beleza.

3. A distância pode ser um obstáculo

Caso escolha um local distante da cidade para o casamento o deslocamento pode ser desagradável.

Além seja necessário acordar mais cedo devido ao tempo de deslocamento para o local e preparativos, os convidados ainda terão que enfrentar alguns quilômetros no trajeto até a cerimônia e podem se incomodar com isso.

Casamento à noite

O casamento à noite ainda é tradição e pede mais elegância, geralmente terminando em uma bela festa que adentra a madrugada. Confira agora seus prós e contras.

Vantagens

1. Mais tempo para os detalhes

Toda noiva deseja estar deslumbrante no seu casamento, e um dos pontos fortes do casamento noturno é este: tempo extra para os preparativos.

Tanto os noivos quanto os convidados terão uma grande parte do dia para se arrumarem, algo essencial principalmente para as mulheres, que precisam fazer cabelo e maquiagem. O tempo extra também é bom para os organizadores do casamento, que terão mais tempo para preparar a decoração.

2. Mais glamour

Se você faz questão de um casamento elegante, a noite é a escolha ideal.

Os casamentos noturnos contam com muito mais glamour, os convidados virão com roupas mais sofisticadas e elegantes, as mulheres podem abusar da maquiagem e de lindos vestidos, a decoração será muito mais trabalhada e, tudo isso, junto com o toque extra da iluminação, fará com que o resultado final seja magnífico.

3. Uma festa noturna incrível

Para quem quer organizar uma festa incrível, com muitos drinks e um ambiente propício para a dança, a noite é a melhor opção.

Durante a noite as pessoas ficam mais desinibidas e descontraídas, têm mais vontade de dançar e se divertir. Assim sua festa pode acabar se tornando uma maravilhosa balada!

Desvantagens

1. Limite de horas para a festa

Um ponto negativo que o casamento à noite pode ter é o limite de horas.

Alguns locais podem especificar o horário de término da festa pelo fato de seus funcionários terem que trabalhar no dia seguinte. Portanto, caso deseje uma festa noturna que vire a madrugada, procure saber se o local contratado limita o tempo que a festa deve durar.

2. Convidados podem sair mais cedo

Por ser uma festa na qual toda a família está presente, é normal que haja idosos e crianças. Esses são, normalmente, os primeiros a deixar a festa por se cansarem mais rápido que os demais convidados. Além disso, as festas noturnas costumam ter muita música alta, o que também pode incomodá-los, fazendo com que se retirem antes de a festa acabar.

3. Fotos sem iluminação natural

Ao contrário do casamento diurno, que terá a luz do sol para embelezar as fotos, o casamento à noite só contará com a iluminação artificial.

Claro que um bom fotógrafo consegue fazer fotos maravilhosas apenas com luzes artificiais, mas elas terão menos vivacidade e serão mais trabalhosas.

E então, já sabe qual prefere? Casamento de manhã ou à noite? Enquanto não se decide, que tal dar uma olhada em mais um artigo e descobrir as melhores poses para as fotos do casamento?

Gostou do nosso trabalho? Então compartilhe!

Mande-nos um email, e fique por dentro de todas as novidades.