Assine e receba nossas dicas

O curso para noivos é obrigatório?

O curso para noivos é obrigatório?

O curso para noivos tem a função de orientar a vida do futuro casal, e tem o objetivo de dar suporte para que as pessoas possam enxergar os desafios dessa nova fase da vida de um jeito mais calmo. O que geralmente é dúvida para os casais sobre o curso é sua obrigatoriedade. Nesse post você vai ver em quais circunstâncias é obrigatório ou não a conclusão do curso.

 

Católica

 

Sãopedro1

 

A religião católica tem o curso de noivos como pré-requisito. Sem a conclusão do curso, o casal de noivos não terá permissão para fazer a cerimônia religiosa na igreja católica. Portanto, se você é católico, e pretende se casar sob a benção de um padre, não tem outro jeito, faça o curso.

 

Católica Brasileira

 

Muitas pessoas ficam confusas quando começar a procurar por igrejas católicas com a Apostólica Romana e a Brasileira. É extremamente importante que você tenha certeza que agendou o casamento na igreja correta, pois as duas religiões tem algumas diferenças. Na religião Católica Brasileira o curso para noivos não é obrigatório, ao contrário da Apostólica Romana.

 

Evangélica

 

Quanto a religião evangélica não tem o curso como pré-requisito, portanto não é obrigatório. No entanto, a maiorias da igrejas recomendam que os casais façam o curso. É comum ter igrejas que no lugar do curso de noivos, eles ministram palestras sobre temas semelhantes. No entanto, no caso da palestra não há muito contato ou interação dos noivos com o pastor. Outro ponto interessante é que a tecnologia influenciou até nesse assunto, se você não tiver tempo para assistir as aulas ou palestras (o que preferir) presencialmente, várias igrejas já disponibilizam esse curso on-line.

 

Judaísmo

 

judaismo

 

Na religião judaica também não é obrigatório ter o curso para fazer a celebração. No entanto os rabinos costumam ministrar aulas para ajudar os noivos nas etapas do casamento. E denovo, como diferencial o judaísmo também dispõe o curso de noivos on-line, para as pessoas que não tem tempo de faze-lo de forma presencial.

 

Mesmo que várias religiões não tem o curso como obrigatório para a celebração, é interessante pensar em faze-lo. A maioria das noivas que apresentam algumas resistências em relação a essa ideia, acabam por mudar de opinião depois de concluir o curso.

 

Leia também: O estilo do seu casamento

 

Gostou do nosso trabalho? Então compartilhe!

Mande-nos um email, e fique por dentro de todas as novidades.

Converse conosco pelo Whatsapp