Assine e receba nossas dicas

Curiosidades sobre a tradição do lançamento do buquê

Curiosidades sobre a tradição do lançamento do buquê

Raivosas, determinadas, tímidas, ou apenas sortudas, são algumas dessas características que possuem a multidão que costuma se formar na hora do lançamento do buquê da noiva em alguns casamentos. Com certeza você já deve ter presenciado alguns tombos e rivalidades nesse momento da festa. Mas você sabe como surgiu essa tradição? Saiba agora nesse post!

daniel-henrique-fotografia(1)

Na Europa antigamente, a noiva era vista como uma fonte de energia positiva, para que todas as pessoas pudessem aproveitar um pouquinho dessa energia elas cortavam pedacinhos do vestido da noiva, semelhante ao que acontece hoje em dia com a gravata do noivo. Outra coisa que era costume, é que a noiva levava um buquê de ervas, especiarias e algumas flores para ficar perfumada no seu grande dia, lembre-se que antigamente o banho não era algo muito frequente no hábito das pessoas.

daniel-henrique-fotografia

daniel-henrique-fotografia

Com o passar do tempo, os costumes foram se adaptando, e mesmo após a “popularização” do hábito do banho pelas pessoas, a noiva manteve o lançamento do buquê como um tipo de talismã da sorte. Em relação a história da “fonte de energia positiva” da noiva, os costumem acabaram se fundindo, e para não ser necessário cortar o caro vestido da noiva, surgiu a tradição do lançamento do buquê, que é como um símbolo de compartilhamento da sorte da noiva para as suas convidadas.

Esse costume, teve origem no continente europeu e acabou sendo “importado” para diversos outros países. No entanto, como sabemos existem vários tipos diferentes de cerimônia de casamento ao redor do mundo, e em alguns países não existe essa tradição da noiva jogar o buquê, porém apesar de haver diversos costumes diferentes, o objetivo continua sendo o mesmo, ou seja, compartilhar a energia positiva dos noivos para os seus convidados.

Para sua curiosidade, veja como são as cerimônias de casamento em alguns países:

  • Peru: A tradição do povo peruano consiste em colocar fitas ao redor do bolo, e uma delas possui um anel escondido no meio delas, a convidada que receber o pedaço com o anel será a próxima a se casar.
  • Venezuela: Ao invés de tentarem pegar o buquê, o povo da Venezuela tentam flagrar os noivos saindo de fininho da festa, por lá quem conseguir essa proeza terá muitos anos de sorte.
  • Suécia: Aqui temos uma tradição certamente considerada estranha para os brasileiros, pois ao invés das convidadas tentarem agarrar o buquê, elas roubam beijo do noivo, autorizada pela noiva quando deixa a mesa.
  • Índia: A tradição aqui é bem diferente, os convidados tentam pegar o sapato do noivo, que o tira a partir do momento que sobe no altar.

daniel-henrique-fotografia

Para que o momento do lançamento do buquê seja animado, o ideal é que seja feito enquanto a pista de dança ainda esteja cheia e animada, não demore muito para jogar o buquê, faça antes que a pista comece esvaziar. Outro detalhe interessante, é que você escolha previamente uma música que faça despertar o sentimento de competitividade das convidadas. E obviamente, não esqueça de informar ao seu fotógrafo quando será o momento que você decidiu por jogar o buquê.

Gostou do post? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Gostou do nosso trabalho? Então compartilhe!

Mande-nos um email, e fique por dentro de todas as novidades.

Converse conosco pelo Whatsapp