Assine e receba nossas dicas

Como escolher um fotógrafo de casamento? Descubra!

Como escolher um fotógrafo de casamento? Descubra!

A tão esperada hora de dizer “sim” no altar é um momento único, repleto de emoção para qualquer casal. E não é para menos: são meses de preparação, dedicação e empenho em fazer a cerimônia memorável para os amigos e familiares se lembrarem para sempre.

Justamente por isso, a função do fotógrafo de casamento é crucial. É ele quem registra cada detalhe da celebração e proporciona lembranças marcantes para toda a vida, eternizando a cerimônia.

Então, pensando nisso, reunimos neste post algumas dicas essenciais para você não errar na escolha desse profissional para o seu grande dia. Continue lendo e confira!

Defina o estilo de foto do seu casamento

Antes de contratar um fotógrafo, é primordial que você decida qual será o estilo das fotos no seu casamento. Cada estilo requer um trabalho diferente e isso influencia também na sua cerimônia.

As tradicionais são aquelas imagens mais pousadas, que seguem uma padronização nas fotografias. Nesse caso, o fotógrafo tende a ficar próximo a você durante a maior parte do tempo.

Já as mais casuais não seguem uma regra, e tem como intuito retratar a espontaneidade, captando a emoção do momento. Nesse caso, as fotografias podem ser feitas mais de longe, sem a necessidade de monopolizar a atenção dos noivos.

Afinal, o seu casamento é para ser vivido ao máximo com seus convidados, festejando com eles essa data especial, e não se preocupando a todo o momento com o álbum, não é mesmo? Ainda assim, é possível contar com ambos os estilos para o seu casamento, se você desejar.

Outra dica é já pensar se o seu álbum terá imagens em preto e branco ou com algum efeito, como o envelhecido. Esses detalhes precisam ser cogitados com antecedência para, depois, serem debatidos com o profissional que as editará.

Nessa fase, você também definirá o seu orçamento e o teto máximo para custear as fotografias da celebração.

Quanto a isso, é importante entender que esse serviço é um investimento duradouro, e que fará parte das suas lembranças de quando você subiu ao altar e disse “sim” para uma nova etapa da sua vida. Por isso, deve ser levado muito a sério.

Peça indicações de amigos ou conhecidos

A grande maioria dos fotógrafos de casamento produzem trabalhos excelentes, com muito profissionalismo. Porém, pode não ser tão fácil encontrar aquele que melhor se adeque às suas necessidades.

Por isso, a indicação de um profissional pode ser muito importante para te dar a certeza de que um trabalho bem-feito será entregue. E é por esse motivo que você não deve hesitar em perguntar a amigos, familiares, vizinhos ou conhecidos se eles conhecem alguém que possam sugerir para você.

Às vezes, as pessoas próximas a você conhecem algum profissional ou já contrataram os serviços de um estúdio. Assim, você pode conferir os resultados pessoalmente, ter média de preços e saber mais sobre o processo de cobertura do fotógrafo que registrou a cerimônia.

Encontre o fotógrafo de casamento pessoalmente

Ter um encontro cara a cara com o fotógrafo de casamento é uma excelente oportunidade para conversar e conhecer mais o responsável por registrar momentos tão importantes.

É nesse momento que você verá se ele está na mesma sintonia que você e o seu noivo, já que o diálogo entre todos precisa funcionar de forma harmônica e precisa.

E essa também será a chance de conversar sobre os detalhes mais técnicos, como o estilo de foto, o preço do serviço, as limitações na quantidade de fotografias para o álbum, a edição de imagens e o que, na cerimônia, deverá ser registrado pelo fotógrafo.

Ainda, questione e saiba como é o sistema de backup dos arquivos do seu casamento, onde ele armazena as fotos e em quantas unidades é armazenada, afinal, você não vai querer que seu fotógrafo perca as imagens do seu casamento porque quis economizar no armazenamento né? temos uma frase conhecida que quem tem 1 não tem nenhum, quem tem 2 tem 1, pois nunca se sabe quando um HD vai queimar, atente-se a isso também.

Saiba reconhecer amadores ou aventureiros

Quando você não conta com a sorte de uma indicação confiável e precisa partir para a pesquisa na internet, é sempre importante estar muito atenta para evitar pessoas que agem de má fé.

São muitos os casos em que os noivos — na ânsia de encontrar alguém para registrar o seu casamento que caiba no orçamento da festa — acabam cedendo a fotógrafos amadores, que se disponibilizam para o trabalho quando não possuem experiência, uma especialização ou mesmo os equipamentos necessários.

Assim, obviamente, o resultado não será nada igual ao esperado, e as recordações desse momento tão importante ficarão apenas na memória.

Além disso, do mesmo jeito que os amadores podem se aproveitar de você, também há os “aventureiros”, que têm o único intuito aplicar golpes. Em outras palavras, você os paga e, no dia do casamento, eles te deixam na mão.

Por esse motivo, cheque sempre a procedência do profissional antes de se decidir. Procure por informações sobre ele nas redes sociais, por clientes antigos e os locais de trabalho. Além disso, desconfie de preços exorbitantes ou muito abaixo do mercado.

E isso não serve apenas para as fotografias da sua cerimônia, mas também na hora de contratar o buffet, a empresa de decoração, o serviço de transporte etc. Tenha sempre atenção redobrada para não cair em armadilhas!

Avalie os trabalhos anteriores e a formação do fotógrafo

Se, a esta altura, você já tem um fotógrafo de casamento em vista, mas ainda não se sente segura sobre a escolha e teme ser vítima de um aventureiro, é hora do próximo passo. Avaliar a sua formação e seus trabalhos antigos.

Afinal, um profissional de verdade tem formação na área e possui cursos e especializações nos segmentos da fotografia em que atua, como o de cerimônias, por exemplo. Além disso, tem um espaço de trabalho — um estúdio ou empresa — e disponibiliza seus projetos anteriores tanto fisicamente quanto online.

E é principalmente a isso que você deve se atentar. É por meio dessa amostra que você verá se o fotógrafo foi capaz de registrar com perfeição as celebrações nas quais trabalhou, transmitindo a importância da data para os noivos. Assim como a sua experiência com diferentes temas e propostas de casamento, analise se o  fotógrafo tem recomendações na mídia, de outros fornecedores, ou até mesmo premiações em sua carreira(isso demostra que o fotógrafo busca desafios e melhorias em seu trabalho) também.

Enfim, seguindo estas nossas dicas para escolher um fotógrafo de casamento você garantirá que a cobertura da sua cerimônia seja um sucesso. Então, com certeza, as recordações desse dia serão exatamente como você sempre sonhou: perfeitas!

Em breve vou colocar aqui uma entrevista super bacana que fizemos com um convidado especial ajudando e  dando ainda mais dicas para vocês noivas sobre como escolher o fotografo de casamento para seu casamento! Fiquem atentas(os)!

E aí, gostou do post? Se quiser saber ainda mais a respeito de como eternizar esse momento único, aproveite para entrar em contato com a gente agora mesmo. Ficaremos felizes em te ajudar nessa escolha, se ainda tiver dúvidas pesquise e leia muito sobre! Esperamos ter te ajudado.?☺️?

Gostou do nosso trabalho? Então compartilhe!

Mande-nos um email, e fique por dentro de todas as novidades.

Converse conosco pelo Whatsapp