Inspire-se! Saiba como escolher um incrível vestido de noiva
Quem está planejando se casar em breve com certeza está muito ocupada com mil preparativos. Porém, um deles é especial: a procura pelo vestido de noiva perfeito. Afinal, muitas mulheres sonham com o dia da escolha dessa peça.
Como o sonho é grande, a responsabilidade também é de grande peso. Escolher o vestido certo, às vezes, pode ser uma tarefa difícil. Se você está vivendo essa situação, tem muitas dúvidas e não sabe por onde começar, confira nossas dicas e encontre um vestido de noiva incrível para o seu grande dia!
- Estabeleça o orçamento
Nada mais frustrante do que se apaixonar por um vestido e descobrir, no fim, que não pode pagar por ele.
Portanto, para não perder tempo, tenha um orçamento em mente quando for procurar um vestido e experimente apenas as peças que se encaixam no valor que você estipulou para a compra. Não se esqueça de incluir os acessórios na conta!
- Comprar pronto, alugar ou mandar fazer? Entenda as vantagens e desvantagens de cada opção
Comprar pronto
Se você gostou do vestido como ele é, não quer arriscar ter alguma surpresa e deseja ficar com ele para sempre, comprar é uma boa opção. Além disso, você poderá ajustá-lo ou mudar detalhes para que fique perfeito, de acordo com seu corpo e seu gosto.
Por outro lado, de todas as opções, essa é a que costuma pesar mais no bolso, sem contar que não é possível saber se outras noivas já compraram um modelo parecido com o seu; assim, se você busca exclusividade, esse pode não ser o melhor caminho.
Aluguel
Sem dúvidas, alugar é a alternativa certa para noivas que querem economizar. Dessa forma, é possível usar um vestido de grife do tamanho dos sonhos por um preço muito mais em conta, uma vez que o item não será seu em definitivo. Mesmo para aquelas que optam pela primeira locação, a economia é significativa.
Se você não é do tipo apegada e não se importa em ter que devolver o vestido depois do casamento, o aluguel pode ser o ideal para você. É importante lembrar que o vestido não poderá sofrer grandes alterações, devendo permanecer o mais próximo possível do modelo original.
Mandar fazer
Se você busca uma peça única, que seja exatamente a sua cara e que caia como uma luva, encomendar o vestido com uma costureira é uma boa possibilidade.
O preço depende muito, uma vez que o céu é o limite na hora da escolha dos materiais. Quanto mais refinado for o tecido e mais trabalhosas forem as aplicações — como rendas e brilho, por exemplo —, mais caro pode ser, isso sem contar a mão de obra do profissional.
No entanto, essa alternativa exige paciência. O vestido pode demorar meses para ficar pronto e exigir muitas provas e ajustes. Por isso, para não ter qualquer surpresa, procurar por um profissional de confiança deve ser prioridade!
- Fique atenta ao tempo
Se você já decidiu se vai comprar, alugar ou encomendar com uma costureira, planeje com antecedência para não passar por nenhum aperto. Independentemente do caminho escolhido, a procura pelo modelo perfeito pode demorar um bom tempo.
Depois disso, é preciso dedicar uma parte do tempo aos ajustes. Caso seu vestido esteja sendo feito do zero, ele precisará de um prazo ainda maior. Comece a se dedicar ao vestido com, pelo menos, 8 meses de antecedência.
- Escolha o vestido de noiva de acordo com o estilo do casamento
Você pode sonhar com um vestido de baile, volumoso, porém, se vai casar de dia, na praia, é bom saber que essa combinação não dará muito certo.
Um casamento diurno, no campo ou com os pés na areia requer um vestido mais leve, romântico e delicado. Já uma cerimônia noturna e mais sofisticada pede por uma peça mais elaborada.
Ter o estilo do seu casamento em mente na hora da escolha do vestido já é meio caminho andado quando for analisar as opções e te ajuda a manter o foco.
- Pesquise e prepare-se
Pesquisa e planejamento serão seus aliados na procura pelo vestido de noiva dos sonhos. Antes de procurar por lojas ou profissionais, busque incansavelmente por referências em revistas e na internet. Assim, você já vai ter uma ideia clara do que gosta e vai conseguir ser mais objetiva.
Com relação às lojas, nem todas contarão com a seleção de vestidos que você espera e talvez trabalhem com preços muito acima do seu orçamento. Para não perder a viagem, faça uma lista e filtre os estabelecimentos que valem a pena ser visitados. Entre em contato e procure saber se é preciso agendar previamente uma visita e quais são os serviços que a loja oferece.
O mesmo cuidado você deve ter se for procurar por um profissional para confeccionar seu vestido. Provavelmente, você precisará marcar um horário, conversar sobre o modelo, prazos, preços e também sentir se você se identifica com o trabalho dessa pessoa. Antes de solicitar uma entrevista, pesquise o portfólio e busque referências de outras noivas!
- Esteja aberta a outras opções
Muitas noivas têm a sorte de encontrar o vestido ideal na primeira tentativa.; isso pode ser um grande achado ou se tornar um arrependimento depois. É possível que o primeiro vestido seja realmente o certo, mas o ideal é experimentar vários modelos para ter certeza.
Outro ponto importante é manter a mente aberta em relação ao que você, inicialmente, diz não gostar. Você pode afirmar não gostar de renda, mas cair de amores por um modelo rendado. Não julgue um vestido à primeira vista. Dê uma chance e você pode se surpreender!
Na hora de experimentar, conte com fiéis escudeiras para te ajudar. Convide para ir com você, à loja, pessoas de opinião sincera, nas quais você confia e que conheçam seu estilo.